Explorando a meditação


Eu nunca fui aquela pessoa que pode sentar-se confortavelmente por longos períodos de tempo, de olhos fechados e meditando sobre os pensamentos. Sou mega ansiosa, então quando tento minha mente acelera, minhas pernas adormecem e em pouco tempo, meus olhos se abrem e eu estou de volta ao normal. Para falar com franqueza, quando eu penso em "meditação" eu imediatamente torno um pouco impaciente, mas eu acredito que é só porque eu fico tentando me encaixar em algum "modelo" meditativo. A meditação é pessoal, diferente para cada pessoa. Então, como posso fazer isso funcionar para mim?

Antes de explorar algo novo, eu quero saber por que eu estou fazendo isso. Afinal, o que faz uma meditação ser bem feita? Basicamente (de acordo com o dicionário), a meditação é o ato de pensamento contínuo ou prorrogado; reflexão; contemplação. Algumas pessoas dizem que a meditação é sobre foco, treinamento, e aos poucos ir silenciando o cérebro. Mas porque fazer isso? A meditação pode ajudar a reduzir o estresse, fortalecer o cérebro e ainda cultivar emoções positivas.


Mas o que acontece quando você não consegue encontrar um lugar para sentar e refletir? Com algumas técnicas podemos aprender como treinar o cérebro para focar e relaxar mentalmente. Por exemplo, escolha um ambiente que te deixe confortável e um tática que combine com você. Eu consigo alcançar uma profunda reflexão quando estou na natureza. Caminhadas me permitem que o espaço e a beleza dela, entrem em contato com minha mente. Com sua tranquilidade, eu sou capaz de concentrar em meus pensamentos. Alguns meditam, ouvindo suas músicas favoritas, outros com ajuda do incenso favorito. A meditação parece diferente para cada pessoa - e isso é ok! Tudo o que funcionar para você, é uma forma de meditação.

 Como você medita? Eu adoraria ouvir como você faz para desacelerar e refletir.

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Medito com foco na respiração. Quando a mente se dispersa e percebo, apenas relaxo e volto para a respiração. É um bom início.

    ResponderExcluir
  2. Nice write up... as Rumi wrote: “Out beyond ideas of wrongdoing and right doing there is a field.
    I'll meet you there. When the soul lies down in that grass the world is too full to talk about.”
    http://sepatuholig.blogspot.com
    instagram.com/grace_njio

    ResponderExcluir