São Paulo pelo meu olhar

São Paulo é frenética, constante e rápida. Nada é para durar! Vivemos em tempos líquidos de acordo com Zygmunt Bauman. Estamos cada vez mais aparelhados com celulares, tablets, etc. Tudo para disfarçar o medo da solidão.
Escolhi tirar foto das flores caídas para mostrar que tudo é efêmero na cidade. Assim como os relacionamentos que parecem escorrer das nossas mãos e terminam tão rápido quanto começam, causado pela ausência de comprometimento e baseado na fragilidade das relações humanas.
 As relações se misturam e se condensam com laços momentâneos, frágeis e volúveis, em nossa vida corrida e cada vez mais dinâmica, fluída e veloz, o real acaba se perdendo e virtual torna-se indispensável. Assim como as flores que com sua fragilidade mudam a todo o momento, de acordo com as estações.
No meio de todo o caos que parece ser até organizado de alguma forma, nos esquecemos de olhar para os detalhes, como uma simples árvore florida no meio do concreto. Assim como o amor que floresce, morre, caí, mas depois renasce.
São Paulo ao mesmo tempo em que é hospitaleiro, sendo uma forma de escapatória de uma vida simples, também é hostil e nos menospreza. Contraditória, porque levamos nossos sonhos para serem realizados na capital, mas acabamos nos aprisionando nela. Ficamos presos na rotina e esquecemos-nos de explorar o que está em nossa volta e a real vontade de estar vivendo ali.
 Podemos perceber esse aspecto acima ao observarmos a foto com a grade, captando o ônibus (032) que singulariza minha relação com SP, uso incessantemente como um meio para adentrar a cidade. Também é minha fonte de reflexões, já que é rotineiro fazer longas viagens com ele, fruto de todo pensamento que tenho ao olhar a cidade que em meio de toda sua grandeza, nos faz sentir pequeno em meio a tantos prédios. Sufocante!
Luta!  Viver em São Paulo é enfrentar infinitas desavenças até terminar o dia. É conviver com diferenças. É estar sujeito a manifestações, criações, mutações e inovações com todo fervor. Viver a liberdade de poder ser qualquer um, de qualquer jeito. SP não tem cara, porque é feita de todas. É a mistura de culturas, modos, povos. Sem sua pluralidade, SP não existiria.
Vai além dos concretos. São os momentos compartilhados entre pessoas em cada esquina que vão dando cor, textura e beleza aos bairros. Cidade-sede dos paradoxos. Reunião infinita de inúmeros modos de viver, reviver e renascer. São Paulo tira nosso fôlego, é contínua, sagaz e malandra que só. Não para, não para!

CONVERSATION

6 comentários:

  1. Essas fotos ficaram incríveis! Amei de paixão, mostrou a cidade de uma perpesctiva diferente. Meus parabéns!
    http://atmosferadamaby.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bonitas as fotos que você tirou e o que você quis representar com cada uma delas. Eu adoro SP, mas realmente a pressa que atinge a gente nos cega e faz com que andamos mais longes dos nossos sonhos!

    www.frantrajai.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei essa sua capacidade em absorver os detalhes mais inusitados de São Paulo, porque pra mim essa cidade já se tornou poesia a muito tempo, espaço para sentir demais, amar demais, e sofrer demais também, ou não. É em SP que quero aprender a mergulhar em mares que ainda não descobri, mesmo não sabendo nadar. Essas fotos ficaram tão incríveis, despertou ainda mais esse sentimento que tenho por SP, por isso não poderia deixar de comentar o seu blog na postagem que fiz com os links das postagens favoritas da semana, acompanho o seu blog a tanto tempo que quando você fica um pouquinho afastada sinto falta das suas postagens <3
    Espero que goste http://www.luaintensa.com.br/2016/09/10-links-favoritos-da-semana-2-dica-de.html <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana fiquei muito feliz com seu comentário e por despertar algo mais em sua percepção! Adorei a indicação, espero que continue frequentando aqui, porque eu escrevo para vocês leitoras, se inspirarem na vida! Prometo que não ficarei longe, o blog está a todo vapor! <3

      Excluir