Diário da quarentena: como lidar com a ansiedade


Mês novo, semana nova e já estamos na metade do ano. Devido as mudanças drásticas no dia a dia, a ansiedade e o estresse dominaram o nosso corpo. Agora, imagina uma pessoa ansiosa ficar dentro de casa o tempo inteiro? Eu sei que é difícil, mas precisamos. #fiqueemcasasepuder

Cuidar da saúde é fundamental para o bem-estar físico e mental, aliás ter autocontrole ajuda a enfrentar os momentos de crise. Durante a pandemia é normal sentir angústia, raiva, tristeza e medo. Estamos preocupados com os desafios que aparecem na nossa frente e insatisfeitos com tudo o que está acontecendo. Noites mal dormidas, cansaço, dúvidas, incertezas, preocupações excessivas com o futuro. Afinal, como eu faço para lidar com tudo isso?

Criei uma rotina. Primeiro, respirei fundo. Controlei a respiração ofegante. Acalmei. Pensei: preciso criar uma nova rotina em casa. Organizei as tarefas, é importante dividir os momentos de trabalho e lazer. É claro que, às vezes, queremos ficar o dia todo de pijama, sem fazer nada, e está tudo bem. Porém, não deixe que este sentimento o domine por completo. Levante, tome um banho e cuide-se. Cuidar da autoestima é cuidar de você! 

Tentei fazer atividade física (em casa). Fazer atividade física mudou a minha vida, sei que é uma frase clichê, mas após incluir na rotina, tive uma melhora considerável no meu nível de ansiedade. Neste período de isolamento é difícil ter ânimo para fazer qualquer atividade, então comecei apenas fazendo alongamentos, depois aos poucos fiz exercícios. Lembre-se: o corpo agradece. 

Fiz arte. Comecei a fazer colagem para expressar os sentimentos que estão aflorando na quarentena. Escrever, pintar, desenhar, colar, dançar etc. Todas essas atividades ajudam a eliminar o estresse e ocupar o seu tempo, assim você não fica pensando constantemente sobre o futuro. Fazer arte é uma forma de usar a criatividade para ressignificar o mundo em que vivemos.

Li poesia. Como faço para tentar expressar aquilo que sinto e não consigo? Lendo! Confesso que neste período de quarentena estava difícil concentrar-me em qualquer assunto, mas peguei o livro de poesia e lá se foi o tempo. Ah, que alívio! Coração ficou quentinho com os versos e as rimas. Fica a dica, pegue aquele livro que está empoeirado, folheie e leia. Encontrará palavras de conforto. Finalizo com este poema de Paulo Leminkski:

Bem no fundo

Bem no fundo
No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.

O que você faz para tornar a sua segunda-feira um pouco mais agradável? Comente abaixo.   


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário